Levanta e Brilha, FDP!

     Shine on you crazy diamond! 

Keep in mind that the mistery of life 
is not a problem to be solved 
but a reality to be experienced.

           O Pensamento de Sun Tzu

 

 

Anagrama... na dissimulação do combate, um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz;  se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe...(Cap 1)

--------------------------------------------

Anagrama...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;

para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; 

aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as  batalhas...(Cap 3)

 --------------------------------------------

Anagrama ...Um exército vitorioso não lutará com o inimigo até que esteja seguro das condições de vitória, enquanto que um exército derrotado inicia a batalha e espera obter a vitória depois....(Cap 4)

--------------------------------------------
Anagrama  Aquele que dirige as operações militares com grande habilidade obtém a vitória empregando táticas apropriadas, de acordo com as diferentes situações do inimigo. Tal qual os cinco elementos, onde nenhum é exclusivamente predominante, as quatro estações, das quais nenhuma dura para sempre; os dias que são ora longos, ora curtos; e a lua, que ora cresce e ora mingua.(Cap 6)

--------------------------------------------

 Anagrama...assim são as operações militares, existem apenas as operações frontais e as de surpresa, mas suas variações e combinações darão lugar a uma série infinita de manobras. 

Táticas frontais e de surpresa são mutuamente dependentes e são como um movimento cíclico que não tem nem um começo nem um fim. 

Quem pode saber sua infinidade?...(Cap 5)

--------------------------------------------

Anagrama... a melhor política é obter a vitória, atacando a estratégia do inimigo. A segunda melhor política é atacar as suas alianças por meio da diplomacia; em seguida, é atacar seus soldados, lançando um ataque ...(Cap 3)

--------------------------------------------

Anagrama  Táticas militares são como água corrente.  A água corrente sempre se move de cima para baixo, evita o terreno alto e flui para o terreno baixo. Assim, são as táticas militares, sempre evitam os pontos fortes do inimigo e atacam os seus pontos fracos. (Cap 6)

--------------------------------------------

Anagrama  Um chefe que não entende as intenções, os enredos e os esquemas dos príncipes dos Estados vizinhos não pode fazer em alianças com eles. 

Um chefe que não está familiarizado com as características topográficas das  diferentes montanhas e florestas, dos terrenos sujos, e dos pântanos, não pode administrar a marcha de um exército. (Cap 7)

 --------------------------------------------

Anagrama  Um chefe deve empregar táticas variadas de acordo com os tipos de terreno; movimentos de avanço ou recuo, segundo as condições favoráveis e a observação da natureza humana. Isto é tudo o que um general tem que estudar e examinar cuidadosamente. (Cap 11)

--------------------------------------------

Anagrama  Nunca confie na probabilidade do inimigo não estar vindo, mas dependa de sua própria prontidão para o reconhecer. Não espere que o inimigo não ataque, mas dependa de estar em uma posição que não possa ser atacada. (Cap 8)

  --------------------------------------------

Anagrama  Um soberano não deve empreender uma guerra num ataque de ira; nem deve enviar suas tropas num momento de indignação. Quando a situação lhe for favorável, entre em ação; quando for desfavorável, não aja. Deve ser entendido que, um homem que está enfurecido voltará a ser feliz, e aquele que está indignado voltará a ser honrado, mas um Estado que pereceu nunca poderá ser reavivado, nem um homem que morreu poderá ser ressuscitado. (Cap 12)

--------------------------------------------

Anagrama Apresente uma vantagem aparente ao inimigo e ele virá até sua armadilha. O ameace com algum perigo e você poderá pará-lo. 

...a habilidade consiste em cansar o inimigo quando este está descansado; deixá-lo com fome quando estiver com provisões; movê-lo quando está parado...(Cap 6)

--------------------------------------------

Anagrama  O sucesso das operações militares reside na descoberta das intenções do inimigo e no esforço para identificar seus pontos fracos. (Cap 11)

--------------------------------------------

Anagrama  O que basta é: ser capaz de avaliar sua própria força, ter uma visão clara da situação do inimigo e obter apoio total de seus homens. Aquele que não faz planos ou estratégicas, e menospreza o inimigo, seguramente será capturado pelo oponente. (Cap 9)

--------------------------------------------

Anagrama  No passado, os guerreiros hábeis tornavam-se, eles próprios, invencíveis. Depois, esperavam as oportunidades para destruir o inimigo. 

Ser invencível depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo. (Cap 4)

--------------------------------------------
Anagrama  Um soberano iluminado estuda deliberadamente a situação e um bom general lida cuidadosamente com ela. 

Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; 

se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; 

se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada.  (Cap 12)

--------------------------------------------

Anagrama  Um general excelente terá a sabedoria para entender que:
 

 

na avaliação do terreno, ele deve verificar as características físicas de um campo de batalha;

o cálculo da força de trabalho e dos recursos de material servem para as estimativas da quantidade de provisões;
 
a capacidade logística deve atender às necessidades das provisões;
na balança do poder, um dos pesos é baseado na capacidade logística;

a possibilidade da vitória é baseada na balança do poder. (Cap 4)
--------------------------------------------
 

Anagrama  a vitória pode ser criada. Até mesmo se as tropas do inimigo forem muitas, nós podemos achar um modo de torná-las impossibilitadas de lutar. (Cap 6)

--------------------------------------------

Anagrama  Se o mensageiro do inimigo fala palavras moderadas, mas as suas preparações de guerra continuam, ele vai avançar. 

Quando o inimigo fala de forma belicosa e ameaça avançar, ele vai se retirar.

Se o inimigo envia um mensageiro com palavras conciliadoras, é porque possuí desejos para uma trégua. 

Quando o inimigo pede uma trégua, mas não sofreu um retrocesso, então está tramando algo. (Cap 9)

--------------------------------------------

Anagrama  Um general que só conhece a capacidade de suas tropas, mas não sabe a invulnerabilidade do inimigo, terá só metade das chances de vitória. 

Um general que sabe que o inimigo pode ser derrotado, mas não sabe a inabilidade das suas próprias tropas, também terá só metade das chances de vitória. 

Um general que sabe que o inimigo pode ser derrotado e que suas próprias tropas têm a capacidade para atacar, mas não sabe que as condições do terreno são inadequadas para a  batalha, as suas chance de vitória estarão reduzidas pela metade. (Cap 10)

--------------------------------------------

 

Sete princípios que regem o código de Bushido

1. Gi - Honra e Justiça

Honre os teus tratos com todo o mundo.

Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.

Para um autentico samurai não existem as tonalidades cinzas no que se refere a honra e justiça.

Só existe o certo e o errado.

2. Yu - Valor heróico.

Eleva-te sobre as pessoas que temem agir. Ocultar-se como uma tartaruga em sua carapuça não é viver.

Um samurai deve ter valor heróico. É absolutamente arriscado. É perigoso. É viver a vida de forma plena, completa, maravilhosa. A coragem heróica não é cega. É inteligente e forte.

Substitua o medo pelo respeito e a precaução.

3. Jin – Compaixão

Mediante o treinamento intenso o samurai se converte em rápido e forte. Não é como o resto dos homens. Desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos.

Tenha compaixão. Ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para encontrá-la.

4. Rei – Cortesia

Os samurais não têm motivos para serem cruéis. Não necessitam demonstrar sua força. Um samurai é cortês inclusive com seus inimigos. Sem esta mostra direta de respeito não somos melhores que os animais.

Um samurai é respeitado não somente por sua força na batalha, senão também por sua maneira de tratar aos outros. A autêntica força interior do samurai se torna evidente em tempos de apuros.

5. Meiyo – Honra

O autêntico samurai só tem um juiz de sua própria honra, e é ele mesmo. As decisões que toma e como as realiza são um reflexo do que é na realidade.

Não pode ocultar-se de si mesmo.

6. Makoto – Sinceridade

Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará.

Não há de "dar sua palavra" não há de "prometer" o simples fato de falar coloca em movimento o ato de fazer.

Falar e fazer são a mesma ação.

7. Chugo - Dever e Lealdade

Para o samurai, haver feito ou dito "algo", significa que esse "algo" lhe pertence. É responsável por isso e por todas as conseqüências que se seguem.

Um samurai é intensamente leal àqueles que estão sob o seu cuidado. Por aqueles que é responsável permanece fiel.

As palavras de um homem são como suas impressões; pode segui-las onde quer que ele vá.

"BarraPonto - Noticias para nerds. Coisa que interessa"

Nao consegui colocar o logotipo correto, entao usei este nenenzinho aviador bem fofo

 Slashdot - News for nerds. Stuff that matters.